A origem do Forró
- Thais Caldas
- 30 de mar. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 6 de mai. de 2021
Segundo o pesquisador Luiz da Câmara Cascudo, a palavra "fórró" deriva da abreviação de Forrobodó, que significa arrasta-pé, farra e alegria. “De acordo com pesquisadores, o forró surgiu no século XIX. Nesta época, como as pistas de dança eram de barro batido, era necessário molhá-las antes, para que a poeira não se levantasse. As pessoas dançavam arrastando os pés para evitar que a poeira subisse”. Outra suposição sem comprovação histórica - é que o nome teria sido criado a partir de uma expressão inglesa. Segundo essa teoria, os engenheiros britânicos que se fixaram em Pernambuco durante a instalação da ferrovia Great Western, promoviam festas para pessoas importantes, entretanto, algumas festas eram abertas ao público e nos convites a palavra “for all” (para todos) era impressa. O povo local começou a pronunciar então "forró".

O Forró se assemelha também com o Toré - celebração indígena onde os indivíduos que participam do ritual arrastam os pés no chão. Há ainda certa influência de ritmos holandeses, portugueses e africanos. O Forró pode ser considerado uma bela mistura de movimentos, sons e culturas, porém, manifesta apenas os costumes e tradições dos nordestinos. Os artistas desse gênero contam a vida do homem sertanejo e a alegria do povo do sertão brasileiro em suas músicas.

As diferentes regiões nordestinas e o tempo acabaram alterando o Forró, com isso, criou-se vários ritmos diferentes, dentre os principais estão: xote, baião, arrasta-pé, forró estilizado, forró eletrônico, forró tradicional e forró universitário. No Nordeste, durante os meses de junho e julho, o povo se veste de arte, cor e cultura popular. Tem Forró por todo canto. As bandas de Pífanos, as quadrilhas juninas, os grupos de bacamarteiros, os grupos de dança e os trios pé de serra se tornam grandes atrações turísticas. Nossa instituição tem orgulho de levar a cultura nordestina para todos os cantos do DF e do país. Manifestamos através de nossos eventos a paixão pelo Forró e pela ancestralidade de todos os candangos-nordestinos.
Instituto Orgulho de Ser Nordestino








Que demais! Conhecer um pouco mais dessa história tão perto de nossa convivência <3 amei muito <3