
UMA INSTITUIÇÃO EM DEFESA DOS NORDESTINOS
Com uma população aproximada em 26% de nordestinos, o Distrito Federal e entorno ganhou mais uma entidade de cunho filantrópico, cujo objetivo principal é defender a colônia nordestina radicada na capital do Brasil e Centro-Oeste. Trata-se do Instituto Orgulho de Ser Nordestino- Simples Assim. "o nordestino é antes de tudo um forte", disse o escritor e poeta Euclides da Cunha, na sua obra" Os Sertões”. E de fato é assim esse povo humilde, aguerrido e corajoso, que luta diuturnamente para alcançar melhores dias nas suas vidas, sem nunca perder a esperança.
No centro-oeste, a população nordestina é enorme, principalmente em Brasília, onde a grande maioria dos operários na época da sua construção era oriunda do norte e nordeste do país. E logo após sua inauguração, as famílias fixaram residência nas diversas cidades satélites criadas ao redor do centro construído para ser a sede do poder executivo brasileiro. Em meados de 2012, o jornalista nordestino Affonso Gomes, pioneiro de Brasília, reuniu-se com outros conterrâneos e fundaram o instituto Orgulho de Ser Nordestino-Simples Assim, que além de se preocupar com o bem-estar do seu povo, volta sua atenção para divulgação da cultura da região nordeste, que é um marco muito forte no meio dos nordestinos, onde quer que eles estejam.
O Instituto está funcionando provisoriamente numa chácara na Candangolândia-DF e atua principalmente na intermediação e divulgação da cultura nordestina e ações sociais voltadas ao bem-estar dos seus conterrâneos. Para este ano a organização pretende fazer parcerias com entidades privadas e públicas no sentido de se portar como coadjuvante de todos os eventos realizados na capital federal que fizeram referência ao nordeste brasileiro.
Affonso Gomes- Presidente
Instituto Orgulho de Ser Nordestino- SIMPLES ASSIM